30 maio, 2008

Superar preconceitos e explicitar paixões

Resenha do artigo de Valmor Beltrame ( Ními), do livro Teatro Dito Infantil.

O teatro para crianças até hoje é visto com preconceito, até a própria classe artística, com algumas excessões, diz que esta linha de trabalho é para atores despreparados ou com pouco talento, pois é para um público menos exigente.
É muito comum acharem que crianças são mini adultos, que devemos ensinar para a principal fase da vida, a adulta, esquecendo que cada etapa da vida humana tem seu aprendizado.
Com esta idéia de educar as crianças, muitas peças teatrais destinadas a elas tem um cunho pedagógico, falando de moral e ética. Mas é também pedagógico estimular a reflexão, a dúvida.
Para se realizar qualquer gênero teatral, deve-se primeiro livrar-se dos preconceitos, pois como diz Dario Fo: "Com o preconceito impede a possibilidade de aprender o oficio de realiza-lo com dignidade, impossibilitando de conviver com as diferenças"
Qualquer linha teatral, adulta ou infantil, deve-se suscitar duvidas, desmontar certezas, questionar visões tidas como verdade acabadas. Ludicidade e poesia são elementos indispensáveis para qualquer obra teatral.
Abandonar o compromisso de encenar para idades determinadas, trazer ao palco temáticas sem a preocupação de que o público tenha o mesmo e único entendimento.
Para finalizar quero deixar uma fala do educador italiano Gianni Rodari : é preciso antes de tudo respeitar a criança como tal e não se aproveitar da nossa superioridade de adulto para impor nossas idéias e convicções. Eu entendo por paixão a capacidade de resistência; a intransigência em negar a hipocrisia sob qualquer forma em que se apresente; a vontade de agir e ser o que se é; a coragem de sonhar alto; a consciência do dever que temos, enquanto homens, de mudar o mundo para melhor, sem nos contentar com as medíocres mudanças aparentes; a coragem de dizer não sobretudo quando seria mais cômodo dizer sim; a coragem de não fazer como os outros, mesmo que seja preciso pagar por isso; a arte para crianças deve, sobretudo, demonstrar nossas paixões".

3 comentários:

Moira disse...

Sobre a questão que quero levantar...
falar de preconceito, mas como??? falar com fala? falar com o corpo? falar com gesto?falar com situações? como falar sem ser moralista?

Fabiana Ferreira disse...

Acredito que é através da poesia, da metáfora que poderemos falar à criança de todas as idades.

Unknown disse...

Devemos mostrar em cena nossas paixões. A paixão que temos ao fazer teatro, para todas as idades, sem preconceito com o nosso ofício. Se o fazemos é porque supostamente não o temos como algo inferior às nossas crenças. Agora, o Valmor Beltrame, tem razão quando diz que "Qualquer linha teatral, adulta ou infantil, deve suscitar duvidas, desmontar certezas, questionar visões tidas como verdade acabadas. Ludicidade e poesia são elementos indispensáveis para qualquer obra teatral."
A postagem anterior já suscita uma pergunta, para quem estamos falando? Neste trabalho acredito que as perguntas estarão bem mais presentes que as certezas.